segunda-feira, 11 de maio de 2009

Glossário da Beleza

Muitos termos usados pelos profissionais, atualmente, não são de conhecimento geral. Por isso, preparamos este pequeno glossário:

• Amônia – Um álcali (base) presente em produtos para transformação de cor e forma dos fios.
• Booster – Normalmente, este termo aparece em produtos utilizados para ondulação que são aplicados nos fios com o auxílio de ferramentas, como os bigudins.
• Cauterização e queratinização – Nos dois processos o objetivo principal é devolver proteínas, perdidas naturalmente ou por processos químicos, aos fios, e fechar as cutículas.
• Clips, strongs, flechs, sunkisses, californianas e transparências – São variadas formas de fazer mechas nos cabelos, mudando-se somente a espessura delas (fina, média ou grossa). Elas podem ser feitas localizadamente ou em toda cabeça.
• Cortes desestruturados – Cortes que não são feitos em linha reta.
• Creatina – Conjunto de três aminoácidos utilizado como reconstrutor capilar. Confere brilho, maciez, sedosidade e resistência aos cabelos.
• Decapagem ou descoloração – Em ambos os processos, a busca é pelo fundo de clareamento. O termo decapagem pode ser substituído por “limpeza de cor”, uma forma mais suave de se referir à remoção de pigmentos artificiais (colorações) dos cabelos. Já descoloração é a técnica de remoção dos pigmentos naturais dos fios.
• Matizar ou neutralizar – O resultado de ambos os processos é um só: levar o fundo de clareamento obtido em uma descoloração ou limpeza de cor o mais próximo do tom natural.
• Phitoquertina – Proteína de origem vegetal utilizada em produtos capilares que hidratam e nutrem os fios.
• Poliquatérnios – São polímeros (poli = vários; meros = elos) catiônicos, isto é, moléculas gigantes geralmente de origem orgânica e com cargas positivas. Substituem as proteínas nas formulações dos produtos.
• Proteínas hidrolisadas – São moléculas pequenas compostas de hidrogênio e aminoácidos que repõem as falhas dos cabelos. Elas são substâncias residuais, ou seja, não saem com o enxágüe.
• Proteína termoativada – É um copolímero feito a partir da proteína do trigo, que mantém as propriedades de ambos os componentes, combinando a substantividade e a capacidade formadora de película das proteínas com o espalhamento, o brilho e a capacidade de lubrificação do silicone. Seu efeito é potencializado com o aumento da temperatura. Eles ajudam na hora de pentear, estando o cabelo úmido ou seco, modificam as características de solubilidade e promovem um efeito condicionador permanente.
• Queratina – É a proteína que compõe a estrutura da pele, dos cabelos e das unhas. A queratina cosmética serve para reparar os fios danificados. Por possuir alto peso molecular, retém uma apreciável concentração de água, o que confere hidratação aos fios e à pele. É possível encontrar queratina animal, vegetal e marinha.
• Reconstrução capilar – Devolução de proteínas aos fios.
• Tesoura de desbastar, desfiadeira ou dentada – A finalidade principal dessas tesouras é reduzir o volume dos cabelos, desalinhar os fios e/ou dar leveza ao corte.
• Teste do toque – Utilizado para avaliar o grau de alergia que um cliente tem a determinado produto químico. Aqui, é importante lembrar que os produtos cosmésticos são hipoalergênicos (provocam poucas reações alérgicas).
• Tonalizante – Coloração semipermanente que tem a função de dar brilho à cor natural dos cabelos ou de criar tom sobre tom, isto é, abrir um tom de cor nos fios.
Agora alguns ativos cosméticos bastante utilizados em composições de produtos:
Lipossomas: são vesículas fosfolipídicas de estrutura semelhante à membrana celular e de tamanho diminuto, que atuam com transportadoras de ativos ao deslocar-se entre os espaços intercelulares. Vantagem: preserva o ativo, liberando-o mais profundamente.
Nanocápsulas: liberam, de forma lenta e gradual, seu conteúdo por difusão devido a um gradiente de concentração. Vantagem: preservam o ativo, liberando-o gradativamente apenas onde há deficiência.
Silício orgânico: biologicamente ativo, atua diretamente na membrana celular, tornando-a mais resistente ao ataque de radicais livres e exercendo ação protetora.
Vitamina E: poderoso agente antioxidante e condicionante da pele. É anti-radical livre e protege as estruturas não-queratínicas da fibra capilar (membrana celular e ocimento intercelular) responsáveis pelo brilho, pela maciez e pela sedosidade do fio.
Pantenol: é uma pró-vitamina B5 naturalmente encontrada nas células da pele e dos cabelos. Ele penetra profundamente, atuando como hidratante de longa duração, tem ação reparadora e protetora e melhora a elasticidade e flexibilidade do fio desde a raiz até as pontas.
Óleo vegetais: são nutritivos e revitalizantes, melhorando a elasticidade e a flexibilidade dos fios, deixando-os macios, fortes e sedosos. Com propriedade emoliente, protegem e alinham as cutículas, realçam o brilho dos cabelos e promovem uma hidratação efetiva e duradoura.
Nanoqueratina quaternizada PM 600 D: liga-se fortemente ao fio, neutralizando as cargas negativas, reduzindo a estática, melhorando o desembaraçamento e assentando os fios mais rebeldes.
Creatina: por seu baixo peso molecular, penetra no interior da cutícula, promovendo o preenchimento dos poros e regenerando-a. Tem a propriedade de reter umidade e, com isso, mantém os cabelos hidratados, fortes, resistentes e com brilho intenso. Quando utilizada em conjunto com a queratina, potencializa sua ação, funcionando como um ótimo agente protetor dos cabelos.
Proteína de trigo: forma uma delicada película sobre a fibra capilar, resultando em mais brilho e sedosidade. Auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados e na doação de volume e de corpo para os cabelos.
Algas Marinhas: As algas marinhas são cerca de dez vezes mais ricas em oligoelementos do que as plantas terrestres. A ação cosmetológica das algas é consequente da presença dos seus complexos orgânicos iodados que se combinam com as proteínas da pele e se transformam em complexos iodo-proteínas que são posteriormente eliminados pelo organismo. Estes complexos excitam o metabolismo celular produzindo, por oxidação, a redução do excesso de tecido adiposo. Substâncias encontradas nas algas: Vitaminas: A, todo o grupo B, todo o grupo D, E, F, K e PP; Proteínas Iodadas e Aminoácidos Essenciais;Sais Minerais: Iodo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Sódio, Cloro, Manganês, Enxofre e Silício;Oligoelementos: Ferro, Cobre, Zinco, Estrôncio, Cobalto, Níquel, Chumbo, Estanho, Bromo, Prata, Cromo, Bário, Bismuto, Antimônio e Lítio.

Aloe Vera (Babosa): Restabelece o equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Age como adstringente regulando a secreção sebácea, evitando a oleosidade excessiva, regulando a função hidro-lipídica da pele.
Ceramidas: São lípides, que agem como verdadeiras barreiras anti-desidratação. Sua ação principal é a de restauração do cimento intercelular, regulando trocas com o meio exterior e recuperando as funções da epiderme. Obtida hoje, através da Biotecnologia.Vitamina E: É a vitamina contra o envelhecimento. Pela sua atuação anti-oxidante, reduz a ação degenerativa sobre os ácidos graxos cutâneos, protege as membranas celulares dos Radicais Livres. O Óleo de Germe de Trigo possui elevado teor em Vitamina E, poder antioxidante inibidora do radicais livres.Manteiga de Karité: Possui alta resistência à oxidação, rica em anti-oxidantes naturais, os tocoferóis, ácidos graxos, inclusive os essenciais: ácido oleico e linoleico, amaciantes e restauradores. Conferindo um toque suave e não oleoso à pele. Extraída de uma palma chamada karité, com grande poder emoliente e hidratante.

Octopirox: De ação anti-parasitária, é considerada a substância muito importante no combate ao Pityrosporum ovalis, fungo causador da caspa.

Óleo de Abacate: Atua na epiderme, deixando a pele macia e flexível. É indicado em produtos para amaciar só cabelos, cremes para massagens, óleos para massagens musculares, cremes hidratantes, para o rosto e corpo, óleos para banho.

Óleo de Amêndoas Doces: Excelente emoliente e umectante para a pele.Por conter em sua composição mais de 60% de Ácido Oleico, este óleo possue uma enorme afinidade cutânea quando aplicado em cremes, leites e loções de beleza.

Óleo de Castanha do Pará: Nutritivo, emoliente e lubrificante.

Óleo de Jojoba: Nos cabelos é usado para dar brilho, previne sua perda e a caspa; deixa o bulbo capilar limpo e livre para o crescimento de novos fios para o tratamento dos cabelos. Tem excelente compatibilidade com a pele humana.

Óleo de Maracujá: O óleo tem um elevado conteúdo de ácidos graxos e textura suave é ideal para a preparação de cremes e loções, tanto para o rosto, mãos e corpo.

Óleo de Macadâmia: É facilmente absorvido pela pele, promovendo sensação de maciez. Possui alto teor de ácido palmitoléico.

Óleo de Prímula: Rica fonte de Ácido Linoleico e contém em sua composição cerca de 10% de Ácido gama Linolênico (GLA). proporciona ação emoliente e umectante na prevenção da desidratação epidérmica.

Oligoelementos: Sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, selênio, alumínio, manganês, ouro, prata dentre outros. A carência desencadeia desequilíbrio funcional nas células e no órgão cutâneo ativando enzimas, catalisando reações intracelulares e funcionando como verdadeiras pilhas acumuladoras de energia.Piridoxina: É a vitamina B6, de ação revitalizante.

Proteína da Seda (Crosilk): São obtidas diretamente da hidrólise (fracionamento) dos casulos da seda, e contém aminoácidos como: Alanina, Serina, Tirosina, Glicina. Proporciona maciez e brilho.
Proteínas: Proteínas são substâncias complexas e com elevado peso molecular. Utiliza-se sob a forma hidrolizada, que consiste na quebra molecular, possibilitando sua utilização. Ao serem hidrolizadas, liberam aminoácidos nutritivos.

Própolis: Rico em flavonóides e outros elementos que lhe conferem propriedades bactericida, antifúngica. Usado em formulações para acne e xampu anti-caspa. Possui excelentes propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias.

Quina: Ação adstringente, tonificante, revitalizante e estimulante para os cabelos.
Óleo Mineral: A noção de que o óleo mineral e o pretolato são ruins para a pele, é encabeçada pelas empresas quimiofóbicas, principalmente as empresas que se intitulam ecologicamente corretas e que fabricam produtos “apenas naturais”. Dizem que o óleo mineral é derivado do petróleo. Agora, imagina passar na pele ou nos cabelos algo derivado da gasolina, realmente deve ser uma experiência horrível. É uma idiotice sem tamanho falar uma bobagem dessas, porque o óleo mineral é derivado do óleo cru. É um produto retirado da natureza, mais precisamente das profundidades da terra. O óleo mineral e o petrolato, os vilões para alguns são os responsáveis pela bela consistência dos seus cremes. Não sufocam a pele e muito deles funcionam como antioxidantes e hidratantes.
Produtos Naturais: Segundo a FDA dos Estados Unidos, quando o extrato de uma planta é adicionado a um cosmético, preservado, estabilizado e misturado com outros ingredientes, perde quase totalmente a sua característica natural. Se um produto cosmético totalmente natural existisse, você não iria querer usá-lo, porque ele estragaria de um dia para outro. Produtos cosméticos possuem ingredientes conservantes, que não soam bom para nossos ouvidos. Mas segundo químicos, esses conservantes ajuda a evitar riscos de contaminação por bactérias que poderiam causar danos a olhos, boca e pele. Até mesmo vegetarianos não conseguiriam lavar os cabelos com gosmas que a indústria natural criaria. É mais fácil e chamativo divulgar o óleo de abacaxi do que o conservante methyl parabeno que é um conservante sintético usado na cosmetologia para prevenir contaminação por bactérias nos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário