segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cabelos e Gravidez

Uma das maiores dúvidas que recebemos por e-mail, é como cuidar dos cabelos durante a gravidez. Também é muito recorrente, mulheres grávidas se queixarem de queda dos fios e dúvidas sobre procedimento químicos que podem ou não se submeterem. Vamos tentar ajudar a solucionar estas e outras questões sobre cabelos e gravidez.

A gravidez muda o corpo de uma mulher de várias formas. Ela também muda a pele e articulações e pode transformar os cabelos de uma mulher. Qualquer mulher que já tenha ficado grávida e tenha tido o enjôo matinal sabe que há uma inconfundível sensação de início de gravidez. A extrema fadiga, náusea e vômito, a sensibilidade à temperaturas, cheiros e a acne, são tudo devido ao aumento de certos hormônios.

Muitas mulheres experimentam aumento dos pêlos e crescimento das unhas, assim como cabelos mais encorpados e brilhantes. No entanto, algumas mulheres experimentam o outro lado da moeda. Secura, cabelos quebradiços e queda de cabelos são queixas comuns das mulheres grávidas. As boas notícias são que você não precisará esperar até que nasça seu tesouro para ter seus cabelos "normais" de volta.

Para combater os cabelos secos, use um bom condicionador e uma boa máscara com mais frequência. Para prevenir a quebra, não há muito que você possa fazer, mas poderá usar produtos para modelar os cabelos e esconder a evidência. Os cabelos quebram normalmente um centímetro desde a raiz dos fios, mas geralmente, não fica muito evidente a parte quebrada.

A última e maior queixa é a queda de cabelos, isto não acontece exatamente quando você está grávida, mas depois de uns três meses do nascimento. Se você tem a impressão que todo aquele cabelo extra que cresceu durante a gravidez começa agora a abandonar o barco, como se seus cabelos fossem ainda mais finos do que antes da gravidez, só pelo fato de se lembrar da versão "extra-grossos" que teve durante a gestação, é sinal da queda. Se isso acontecer com você, não se desespere, seus cabelos irão se acomodar e voltar ao que eram naturalmente, geralmente no período de um ano. Tenha em mente que só porque isto aconteceu uma vez, não quer dizer que todas as suas gestações irão causar calvície. Cada gravidez é diferente da outra.

Assim como todas as gestações são diferentes, também todas as opiniões envolvendo químicas nos fios. Não há evidência direta de que qualquer procedimento químico cause danos ao feto em desenvolvimento, no entanto muitos médicos sugerem adiá-los no primeiro trimestre da gestação. Depois dos três meses iniciais, assegure-se de seguir às ordens do seu médico, lembre-se de que é apenas nove meses em caso de seu médico dizer "não". É vaidade para você, mas vida para seu bebê. Jamais se submeta a qualquer procedimento químico sem antes conversar e pedir autorização para seu médico de confiança.

Há ainda médicos que indicam o uso de produtos naturais, como a henna, a tintura semi-permanente, os tonalizantes ou a tintura que não é feita na raiz dos cabelos, como mechas e reflexos, que é aplicado com uma touca, protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos. Polêmico, o uso de produtos químicos na gravidez deve ser visto com cautela pelas mamães. Não há ainda comprovada uma quantidade mínima de produto químico que possa ser usada sem que prejudique a saúde do bebê em formação. Como todo cuidado é pouco, evite a realização de tintura agressiva, alisamento ou qualquer outro uso de produto químico nos cabelos durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses.

Não permita que os hormônios da gravidez enlouqueçam seus cabelos e que os mesmos enlouqueçam sua vida. Pode não haver muito que você possa fazer sobre as lágrimas que caem durante aquele comercial de lenços de papel ou músicas sertanejas, mas há muito que você pode fazer a respeito das mudanças em seus cabelos. Não "surte" se eles mudarem. Pare e pense sobre o que é preciso ser feito para viver com esta situação até que seus hormônios voltem ao normal. Um bom tratamento com condicionadores, máscaras e leave-ins vão ajudar muito neste período.

Seus cabelos voltarão ao normal com o tempo, mas a compensação de olhar no rostinho do seu filho forte e saudável, com certeza, ajuda muito!

Dicas:

* Antes de engravidar, informe-se com o médico sobre os produtos que usa cotidianamente vão poder ser usados durante a gravidez;
* Tente seguir tudo o que seu médico orientar, não se deixando levar pelo que sua amiga falou para fazer;
* Nove meses não são uma eternidade, passam rápido! Embora não haja uma relação direta entre tintura e malefícios na gestação, profissionais de dermatologia reprovam tinturas nesta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário